do livro O caminho de Cícera

 
Diálogo extraído do livro O caminho de Cícera, de Carlos Eduardo Luz e Wellington Balbo, publicado pela Editora CEAC de Bauru - SP. 
 
Contato - Renato - editoraceac@ceac.org.br

Diz Anastácia para sua irmã Marina:

- Não imaginava que o Espiritismo se referia à figura de Jesus com tanto carinho e apreço – concluiu Anastácia admirada.

Responde-lhe Marina:

 - O Nosso mestre é o sublime professor, minha irmã. Ele é o responsável pela evolução de nosso planeta. Para o Espiritismo, no entendimento de Leon Denis e confirmado pelo Mentor Espiritual Emmanuel, ele é o Governador do Planeta Terra. Suas lições são repletas de reflexões para aprendermos o bem viver, ou seja, viver a alegria em plenitude crescente nas fases boas da vida e nas provações viver com sofrimento tanto menor quanto maior for o nosso entendimento das verdades ensinadas pelo Nazareno.
 - Ora, Marina, assim como falou, entendi que quem é muito evoluído nas virtudes praticamente não sofre. Não acredito que seja possível viver sem sofrimento. Vejo tanta gente sofrendo, em dificuldades, com vários problemas. Diga-me: Por que tanto sofrimento em nosso planeta. Por que sofremos tanto?
 - Anastácia, o sofrimento é opcional. Não viemos aqui para sofrer, mas sim para aprender. O fato de termos problemas não quer dizer que precisamos sofrer. Problemas todos têm, uns mais, outros menos. Estamos encarnados em um planeta e provas e expiações, portanto as provas são necessárias ao nosso progresso. Elas nos fazem pensar, raciocinar, refletir. No entanto, o fato de sermos visitados pelas provações não quer dizer que o sofrimento também virá. Se suportarmos as provas com coragem, confiança e fé no futuro, tudo será bem mais fácil. Ou seja, como diz Jesus no texto do Evangelho de Mateus que o fardo ficará mais leve... O sofrimento está ligado diretamente à visão que temos da vida. O que colocamos em nossa casa mental, movido por nossa fé, vontade e esperança, cria uma realidade de mais dor ou menos dor. No caso de considerarmos os problemas que a vida nos apresenta como difíceis e complicados e se vemos dificuldades em tudo, certamente o sofrimento caminhará ao nosso lado e até poderá crescer enquanto estivermos neste padrão mental. Acima de qualquer coisa, minha irmã, devemos lembrar-nos de que Deus é Pai de Bondade, Justiça e Misericórdia.


Nenhum comentário: