Onde estão os fundamentos do Espiritismo?




Quando se inicia a aprendizagem em determinada área do conhecimento humano não se pode negligenciar as fontes que servirão como base para estudo.

Fontes verídicas, idôneas, corretas, proporcionarão ao estudante conhecimentos verídicos, idôneos e corretos da ciência que ele se propôs a pesquisar.

No entanto, o inverso é verdadeiro, ou seja, se as pesquisas desse estudante tiveram como base fontes equivocadas da ciência por ele estudada, fatalmente seu conhecimento será falho e suas idéias estarão em descompasso com a realidade.

Adaptando essa situação ao cotidiano do estudioso da Doutrina Espírita, percebe-se a importância da utilização de fontes confiáveis para que o estudo seja eficaz.

E no caso da Doutrina Espírita, forçoso admitir que sua base está explícita nos livros que compõem a codificação, assim descritos: O Livro dos Espíritos, O Livros dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e a Gênese, além dos exemplares da Revista Espírita.

Por isso é digno de registro o relançamento da campanha: Comece pelo começo, idealizada pela USE do Estado de São Paulo.

A campanha tem como meta principal despertar o interesse pelo estudo das obras da codificação espírita, pois elas trazem em si, indubitavelmente, os fundamentos pertinentes ao Espiritismo.

Todos os livros que vieram depois da codificação, inclusive os romances espíritas, tiveram como pedra angular as obras legadas pela Espiritualidade em trabalho desenvolvido por Allan Kardec. Não há, portanto, como ignorá-las.

Aliás, é digno de registro que a Espiritualidade utilizou uma técnica muito difundida no mundo empresarial contemporâneo para trazer as diretrizes espíritas a nós: Planejamento Estratégico.

Os empreendedores do Além sabiam que para o sucesso do Espiritismo era importante que estivesse à frente da tarefa alguém com facilidade e comunicação, ótima linguagem, senso de organização e capacidade em tratar assuntos complexos e profundos com a simplicidade dos grandes mestres.

Por isso, estrategicamente o planejamento foi elaborado para a figura de Allan Kardec.

Pedagogo de exímio conhecimento nos mais diversos campos do saber humano, Kardec absorveu as lições da Espiritualidade desdobrando-as em livros valorosos e capazes de descortinar novos horizontes à criatura humana.

Importante salientar que sua vasta cultura não foi impeditiva para que o Espiritismo surgisse como doutrina de fácil assimilação.

Sua linguagem é profunda na essência e simples na roupagem. Claro, objetivo, didático, as obras traçadas por suas mãos estão ao alcance das mais diferentes condições intelectuais da criatura humana.

Seus exemplos são compreensíveis e ilustram de maneira significativa situações do cotidiano das pessoas.

Ao pesquisar as obras básicas e os exemplares da Revista Espírita o leitor terá farto material para conhecer com mais profundidade a Doutrina dos Espíritos.

E, diante de todos os conhecimentos e informações contidos nos livros da codificação, vale a pena ressaltar a importância da campanha “Comece pelo começo”, como propõe a USE Estadual de São Paulo, incentivando-nos, pois, a estudar as obras legadas pela Espiritualidade e codificadas com exímia maestria pelo francês Allan Kardec, porquanto nelas estão contidos os fundamentos do Espiritismo.


Wellington Balbo

Nenhum comentário: