Camisa regata, bermuda surfista e chinelo de dedo

O anfiteatro estava lotado, a platéia com impaciência aguardava para escutar a palavra daquele grande conferencista que percorria Brasil e exterior com seu verbo fácil, empolgando pessoas e oferecendo campo para a motivação de grandes empresas.

Suas palestras eram muito concorridas e, não raro, muita gente havia sido beneficiada pelo seu magnífico conhecimento. Gente, aliás, de todo o mundo: Paris, Estocolomo, Rio de Janeiro, Oslo...

Era um homem universal...

O mestre de cerimônias, enfim, anunciou sua presença, e quando ele adentrou o recinto, a platéia não pôde sufocar um “OOOHHHH”!

O grande conferencista se apresentava para aquele anfiteatro ávido para escutar suas palavras envolventes, trajado de camisa regata, bermuda surfista e chinelo de dedo.

Definitivamente quebrara o protocolo.

Espanto geral, misto de decepção e surpresa.

Algumas pessoas coçavam a cabeça, outras se retiravam decepcionadas com as roupas por ele usadas.

Cochichos no salão. Alguns comentavam sobre seu atrevimento, outros diziam estar ele com o desconfiômetro desligado. Outro, ainda, perguntavam-se o que um orador de seu gabarito fazia no auditório trajado de surfista.

Com um sorriso maroto de quem havia alcançado seus objetivos, o grande palestrante saudou a platéia e iniciou sua fala:

Meus amigos, superemos três tendências que nos limitam a visão clara e objetiva dos fatos:

— 1º Quebremos paradigmas, óbvio que obedecendo sempre o bom senso, entretanto, não podemos nos atar a modelos e deixar de dar asas a nossa capacidade de criar, de fugir do convencional, de ousar na estrada da vida, de ter novas idéias. Felizes daqueles que sabem ousar, pois da vida, de ter novas idéias, participam da vida sempre embalados por ideais e vontade de viver...

— 2º Vamos nos despir de todo e qualquer preconceito, pois eles nos colocam uma lente embaçada impedindo-nos de enxergar com clareza as coisas. Quem cultiva idéias preconcebidas da vida, do mundo e das pessoas, não se abre às novas perspectivas, porquanto, já esta com opinião formada e disposto a não mudar.

— 3º Lancemos nossos olhos além das aparências, quem deixou se impressionar pela maneira como estou trajado, certamente observou apenas a superfície e perdeu a essência de nosso bate papo desta noite. As aparências muitas vezes não correspondem com a realidade, portanto, procuremos sempre olhar “além do horizonte”.

Após hora e meia de apresentação, acenando para o público que o aplaudia em pé, nosso grande conferencista se despediu e foi embora com sua camisa regata, bermuda surfista e chinelo de dedo.


Wellington Balbo

Um comentário:

Anônimo disse...

OLÁ lindo seu trabalho Wellington eu me emocionei com tudo que li au seu respeito que bom que temos um jovem com a mente tão evoluida obrigada por vc isistir meu amigo se vc queser conversar comigo esto a espera ok um beijo no seu coração.

NEUZA MARIA RIBEIRO.