EUS SEI MINHA IMPORTÂNCIA DENTRO DO CONTEXTO DA SOCIEDADE???

Você já parou para pensar na sua importância dentro do contexto da sociedade?

Se a resposta foi positiva, emendo outra pergunta:

Será mesmo?

Será que você sabe de sua importância como cidadão, esposo, esposa, mãe, filho, irmão, estudante, eleitora, profissional?

É ai que mora o X da questão. Não temos idéia de nossa importância para a organização da vida em sociedade.

· O pai diz que sabe de sua importância para o filho, contudo, relega sua saúde a segundo plano.

· A eleitora diz que sabe de sua importância para a democracia, mas não lembra em quem votou na última eleição.

· O profissional diz que sabe de sua importância para a empresa, entretanto não observa as tendências do mercado que sinalizam para o aperfeiçoamento contínuo.

Somos incoerentes. Se soubéssemos realmente o grau de importância que temos dentro do contexto da sociedade seríamos mais sensatos e procuraríamos equilibrar a balança teoria e prática.

Eis uma razão para isso: somos todos importantes!

Lembro-me de pitoresco fato: porteiro que trabalhava em empresa localizada no interior do estado de São Paulo enfrentava dilema íntimo: sonhara em ser homem de grande influência e importância social, contudo a vida lhe relegara o emprego de porteiro, o que para ele era um trabalho secundário, sem as pompas que envolvem outras profissões ele sentia-se desprestigiado. Porém, certo dia ausentou-se da guarita para socorrer uma colega que torcera o pé ao subir um dos degraus do pavimento em que trabalhava. Ao retornar a seu posto um congestionamento de carros na entrada da empresa. O presidente, homem poderoso, influente, importante também estava na fila aguardando o dedo do simples porteiro apertar o botão abre e fecha do portão.

O porteiro compreendeu que a vida é uma engrenagem perfeita, onde o “importante” empresário não prescinde do “simples” porteiro para fazer seu trabalho.

Um mundo onde todos saibam sua importância está bem próximo do ideal. A inveja, o ciúme, a discórdia, o auto extermínio e todos os derivados das paixões inferiores que causam calamidades e a derrocada moral de muitos indivíduos terão desaparecido, porque o ser humano descobriu seu valor, sua importância e, por isso não precisa querer o espaço do outro ou utilizar meios escusos para se fazer admirado.

Portanto, para que a fraternidade impere nunca é demais perguntar a si mesmo:

Eu sei de minha importância dentro do contexto da sociedade?

Pensemos nisso.

Nenhum comentário: