O Espiritismo e a lei do trabalho.

O trabalho é uma lei natural; instituído por Deus para que haja o crescimento e progresso da espécie humana é a melhor terapia contra males das mais diversas naturezas; males estes que afligem a alma e refletem-se no corpo causando variados dissabores. Muitas doenças infiltram-se em mentes ociosas, que por conseqüência borbulham idéias negativas, criando um clima psíquico que facilita a instalação de inúmeros males.

Ao ler este parágrafo muita gente haverá de contestá-lo. Afinal, estão extenuados pelo acúmulo de atividades profissionais. Sonham com férias, o tão esperado momento de refazimento ao lado dos familiares. Como este articulista vem falar em mais trabalho se a ordem é descansar? A estes pedimos calma e indicamos a leitura da questão de nº 675 de O Livro dos Espíritos, onde os sábios do mundo invisível respondem a Allan Kardec que trabalho não se restringe apenas a atividade profissional que proporciona os dividendos no final do mês. Trabalho é toda ocupação útil. A leitura edificante, o auxílio ao enfermo, a visita ao amigo, a vinculação em serviços de filantropia... Trabalho é remexer o corpo, exercitar a mente.

A ciência comprova o que o Espiritismo afirmava há 150 anos: ocupações úteis são fundamentais à uma boa qualidade de vida. Há dois anos pesquisa da revista científica inglesa British Medical Journal informa: quem pára de trabalhar aos 55 anos tem risco 89% maior de morrer nos dez primeiros anos de aposentadoria do que quem se aposenta aos 65.

Prova de que trabalhar aumenta nosso tempo de vida no corpo físico!

O Espiritismo como ciência demonstra que mais do que não se aposentar, imperioso se exercitar, pensar, participar, atuar. Ocupando o tempo com coisas úteis não nos sobrará tempo para coisas inúteis, pensamentos desregrados e ações perturbadoras.

O mercado de trabalho também corrobora com este fato e na seleção de empregos dá preferência à pessoas que estão engajadas em atividades voluntárias, em intensa e contínua movimentação, ocupando seu tempo com utilidade e inteligência. Voluntários tendem a ter melhor desempenho, mais criatividade e disposição. Natural, afinal estão com as engrenagens do corpo e mente azeitadas, sintonizados com a realidade de dinamismo do mundo contemporâneo.


Não raro quem pouco se movimenta caminha desanimado, apático. Normal que assim seja, porquanto estes remam contra a maré da natureza do ser humano que pede constante movimentação. A sabedoria popular revela em seu verbo simples magníficas verdades ao proclamar: “Mente vazia é oficina do diabo”. Sabemos que este diabo é uma figura mitológica a representar as facilidades com que o ser humano se enreda nas paixões inferiores que são a causa de todo sofrimento humano. E o trabalho, a ocupação útil no dizer dos Espíritos, é o melhor remédio para impedir a construção mental negativa, fonte dos atos tresloucados praticados por quem se habitua a pouco ou nada fazer.

Em 1º de maio, dia do Trabalho, é importante refletirmos no significado dessa palavra pequena, porém de grande relevância para quem quer dar passos decisivos rumo ao destino glorioso reservado a nós por Deus. Evolução, só mesmo com trabalho, aliás, muito trabalho!

Pensemos nisso.

Nenhum comentário: