Feira do Livro Espírita de Jaú

De 8 a 14 de abril foi realizada no Shopping Center de Jaú a Feira do Livro Espírita daquela cidade. Tive o prazer de estar na abertura e posso dizer que foi um sucesso. Organizada, estantes com inúmeros títulos que distribuídos desde o romance até a ciência fizeram a alegria do leitor, autores e expositores falando todas as noites sobre suas obras e o conhecimento espírita, além de local com fácil acesso tornou a Feira do Livro Espírita de Jaú um espaço agradável para estar com a família e amigos. Foi uma verdadeira festa do livro e da cultura espírita.

O público de Jaú e região prestigiou o evento. Público espírita e não espírita, diga-se de passagem. A propósito, trago relato da médium Maria Nilcéia autora do livro Pais Conscientes, Filhos Felizes, sob a inspiração do Espírito Wallace Leal, e que foi a expositora da sexta feira dia 11/04.

“Foi muito bom, além de pessoas espíritas, minha família de lá compareceu também, mesmo sendo todos católicos, minha amigas também foram. Senti-me bastante emocionada e feliz.”

Uma ousada iniciativa da USE Jaú de divulgar as lições que ensina o Espiritismo além das paredes do Centro Espírita.

Isso nos faz lembrar Kardec, que em Obras Póstumas diz: “Dois elementos devem concorrer para o progresso do Espiritismo; estes são: o estabelecimento teórico da Doutrina e os meios para popularizá-la.”

O bom e fiel livro espírita nesse tocante cumpre as duas funções: realiza por intermédio de suas páginas o estabelecimento teórico da Doutrina e divulga as lições espíritas de forma a popularizá-las. As lições contidas nos livros alcançam distâncias incomensuráveis, rasgam milênios e atingem corações em todos os cantos e recantos do mundo.

Entende-se então que, a USE Jaú com a feliz idéia de realizar o evento da Feira do Livro Espírita no Shopping da cidade atuou nessas duas frentes citadas pelo Codificador: o estabelecimento teórico da Doutrina por intermédio dos livros e a divulgação em ambiente fora do utilizado costumeiramente, ou seja, fora do Centro Espírita, de modo a facilitar a popularização do Espiritismo.

E por que é tão importante divulgar o Espiritismo fora do ambiente do Centro Espírita através de livros e eventos?

Porque embora não tenha inventado a reencarnação, nem a comunicabilidade dos Espíritos com o mundo material, nem a lei de causa e efeito e tampouco foi o primeiro a falar sobre os mundos que circulam no universo e são habitados por vida inteligente, o Espiritismo enuncia essas leis de forma clara, sem misticismos e fanfarronices. São leis naturais que regem a vida, e todos têm o direito inalienável de estudá-las para compreendê-las. O Espiritismo faz esse estudo e as apresenta de forma coerente e sensata, por isso a importância de popularizá-lo, como afirmou o Codificador.

Tomara mais iniciativas como essa da USE Jaú venham presentear espíritas e não espíritas com as belezas da literatura espírita, que esclarece e conforta. Nossos parabéns a diretoria da USE Jaú, colaboradores e população de Jaú e região pela belíssima festa realizada na semana que se findou.

Wellington Balbo – Bauru SP.

Nenhum comentário: