Benchmarking no Centro Espírita


Wellington Balbo – Bauru SP

Você conhece o Benchmarking?
Não se assuste, pois embora seja uma palavra bem estranha é muito fácil de assimilar seu significado.
Benchmarking é o processo que objetiva identificar o que outras empresas têm feito com sucesso para, então, estudar e aprender a como melhorar o desempenho de nossa própria empresa. Trata-se, numa explicação bem sucinta, em observar para aprender com os outros.
Simples? Aparentemente sim. Todavia para se praticar o Benchmarking é necessário uma boa dose de humildade. Portanto, reconhecer o sucesso do outro, seus méritos e qualidades é fundamental.
E o Benchmarking pode perfeitamente ser aplicado dentro do Centro Espírita. Se o Centro Espírita é a empresa que visa educar a alma humana para os desafios existenciais, é mais do que normal que retiremos das empresas ferramentas úteis a fim de alavancarmos em termos qualitativos as atividades do Centro Espírita.
E sendo o Espiritismo a filosofia que também ensina a humildade é até muito natural que aqueles que estão coordenando uma Casa Espírita queiram estudar o que outras Casas estão fazendo de sucesso para, então, aplicar nas Casas que estão sob suas coordenações.
A pergunta é:
Estamos prontos para praticar o Benchmarking em nossas Casas?  Ou seja, estamos preparados para visitar outros Centros, interagir e trocar idéias para que o sucesso dos outros também nos beneficie?
A propósito, já praticamos o Benchmarking mesmo sem saber? Ou preferimos ficar presos apenas à nossa realidade?
Como foi dito acima, a prática do Benchmarking requer uma boa dose de humildade. Mas, além de humildade é necessário coragem; coragem para sair das portas de nosso Centro e visitar outros companheiros do Movimento. Coragem para aprender com os outros e coragem para perceber que há Espiritismo além de nossas Casas.
Indubitavelmente  ao sairmos à procura de idéias de sucesso implementado-as de acordo com nossa realidade estaremos dando passo decisivo para a construção de um Centro Espírita de qualidade, e que visa, obviamente, enriquecer o espírito do ser humano.
Pensemos nisso.

Nenhum comentário: