Não escolha a profissão de seu filho.

por Wellington Balbo

Interessante e oportuna a matéria veiculada no Jornal da Cidade do dia 14 de setembro sobre os jovens e as dúvidas sobre a profissão a seguir.
A reportagem locomoveu-me aos tempos de adolescente quando afirmava a todos categoricamente o ideal de ser jogador de futebol. Ao ouvirem minha sentença, muita gente dizia: Ótimo, dá muito dinheiro!
Depois de avançar as fases da vida presenciei o crescimento de alguns primos. Minhas tias, mães desses garotos diziam: Estude, meu filho, para ser médico, pois dá um bom dinheiro!
Mais adiante me deparei com amigos que instruíam os filhos a serem engenheiros. Um deles chegou ao cúmulo de sugerir ao seu pupilo, que ansiava ganhar seu pão diário nas salas de aula, que não se aventurasse a ser professor. Professor? – questionava o colega para logo em seguida bater o seu martelo – Professor ganha pouco, meu filho, deixe essa bobagem de lado, você deve estudar para ser promotor.
Santo capitalismo misturado a intromissão na vida alheia!
Entre a vocação e o desejo do jovem em muitos casos há o dedo dos outros a xeretar em suas decisões. Você deve ser médico, engenheiro, arquiteto, jornalista...
Muitos pais infelizmente querem se realizar nas escolhas dos filhos, esquecendo-se de respeitar suas vocações, aptidões e necessidades.
Podem influenciar negativamente a escolha dos filhos com esse comportamento inadequado e deseducado.
E a cabeça do adolescente fervilha entre as opiniões dos pais e amigos e seu desejo, o que acarreta uma pressão ainda maior no momento crucial de escolher o futuro a trilhar.  Recordo-me ainda de garoto que queria ser bailarino. O pai, sujeito com dificuldades em aceitar a opção alheia, esbravejava: Balé é coisa de... Deixa pra lá, é bom não terminar aqui a frase do machista incorrigível.
Fico a pensar:
Onde, então, fica a vocação? Onde fica a nossa realização pessoal que se traduz no objetivo de seguir a profissão sonhada, que nos traz prazer e que nos realizará como seres humanos? Será que importa apenas o status e as moedas que determinada profissão proporcionará?
Portanto, a abordagem não se dirige aos jovens, mas, sim, aos seus pais no intuito de fazer com que reflitam em suas atitudes diante das escolhas de seus filhos. Nem sempre o que nos parece bom o será para o outro. Nesses casos vale sempre lembrar que nossos filhos têm vontade própria e merecem respeito e consideração. São almas portadoras de bagagens aquilatadas nas incontáveis viagens reencarnatórias que ainda desconhecemos.
Por isso é prudente não avançar o sinal arvorando-se a escolher no lugar do outro. Afinal, nossos filhos são em primeiro lugar filhos de Deus. Por mais que nos custe admitir que devemos respeitar as escolhas daqueles que até pouco tempo dependiam de nós, essa atitude é a mais conveniente.
Gosto muito de um livro do notável escritor Hermínio Miranda: “Nossos filhos são espíritos”. A obra citada nos ajuda a perceber que há coisas que não nos compete intromissão, apenas o respeito. A escolha da profissão de nossos filhos é uma dessas coisas.
Portanto, se queremos, de fato, contribuir para dirimir as dúvidas de nossos filhos no campo profissional a seguir, é importante apoiarmos e oferecermos as ferramentas necessárias para que façam a escolha correta, sejam felizes e possam beneficiar a sociedade com o exercício da vocação que trazem em seu íntimo.
Pouco importa se serão médicos ou borracheiros, pintores ou engenheiros. O mais significativo é que adquiram capacidade para o exercício da atividade a que se propuseram e, reforçando: sejam felizes!
Uma pátria próspera se faz com indivíduos que exercem suas atividades com amor e prazer. Portanto, respeitemos a escolha dos jovens colocando-nos no papel de coadjuvantes e não atores principais, afinal, a vida é deles e cabe a eles decidir os caminhos a percorrer. Pensemos nisso.

Nenhum comentário: