Sugestão para o educador espírita infantil.

por Wellington Balbo 
 
Um dos grandes nomes da literatura espírita infantil, Adeilson Sales, disse certa vez que tudo o que fizermos pela literatura infantil e pelas crianças será pouco, tamanha a importância de se transmitir valores morais aos pequenos corações.
Somos obrigados a concordar com o escritor, porquanto, conforme consta na própria codificação espírita é no período infantil que o Espírito está mais acessível aos valores transmitidos.
Crianças que crescem em ambientes positivos, recheados de amor e harmonia têm maiores chances de estruturarem-se adequadamente sob todos os aspectos.
Porém, almas ainda aprendizes na arte de educar e de educar-se não raro trocamos os pés pelas mãos.
Muitas vezes, claro que nem sempre, ensinamos nossos filhos de forma equivocada.
Transmitimos a eles nossas frustrações, sonhos e desejos.
Eu mesmo queria que meu filho fosse jogar de futebol. Inconscientemente transmitia ao garoto um desejo meu.
Queremos, em realidade, que eles – nossos filhos -  completem aquilo que falta em nós, esquecendo-nos de que  são uma individualidade.
Por isso é preciso prestarmos atenção em como estamos conduzindo nossas crianças, sejam filhos ou aqueles que estão sob nossa guarda no ambiente espírita ou escolar.
Mas ainda bem que Adeilson e outros autores e educadores estão preocupados em nos repassar suas experiências no trato com os pequenos.
São lições e experiências que não podemos ignorar.
Devemos, portanto, aprender com eles e tanto quanto possível arregaçarmos as mangas para bem trabalharmos nessa seara infantil.
Seja com nossos filhos ou com os filhos dos outros é imperioso transmitirmos fielmente as mensagens legadas por Jesus.
E pensando e repensando nas múltiplas maneiras de facilitarmos o acesso das lições do Nazareno para as crianças foi que busquei na internet algum programa que pudesse me ajudar a confeccionar histórias em quadrinhos.
Quadrinhos são ferramentas poderosas para conquistar a atenção das crianças e atingir o objetivo de repassar ensinamentos morais.
E após inúmeras tentativas encontrei o programa HagáQuê que foi desenvolvido por uma equipe da UNICAMP – UNIVERSIDADE DE CAMPINAS. Os responsáveis pelo programa são: Heloisa Vieira da Rocha, orientadora, e os pesquisadores Silvia Amélia e Eduardo Hideki.
Achei extremamente importante o desenvolvimento desse software porque constatamos a sua relevância para o educador e a criança. O educador espírita ou não, pode utilizar o programa para desenvolver seus próprios quadrinhos ou fazer com que a criança entre no universo lúdico das histórias e ela mesma as desenvolva, porquanto é muito simples operá-lo.
Isto é uma mostra de como a ciência pode colaborar para a divulgação da Doutrina Espírita e o engrandecimento do ser humano.
Deixo, pois, o link para que o educador espírita faça o download do software e desenvolva o trabalho que melhor achar conveniente com suas crianças. Entre, acesse e baixe o programa. 
É muito fácil e simples de utilizar. Não percamos, pois, a possibilidade de agregarmos valor ao trabalho de educação espírita infantil.
 

Nenhum comentário: