A Doutrina das Notas

Amigo leitor do Jornal Independente, fim de bimestre e sempre a mesma coisa. Alunos ansiosos, preocupados, angustiados para saberem as notas de suas avaliações.

Ao se depararem com boas notas, o suspiro aliviado.

Porém, muitas vezes, algo ficou para trás – O Aprendizado.

As notas são apenas rótulos, todavia, o aprendizado é a essência.

Dia desses uma amiga comentou:

- Fui mal na avaliação, o professor trocou as palavras que estavam no texto que ele nos deu para estudar e não consegui entender nada.

Obcecada por nota, a amiga decorou o texto e ao se deparar com a troca de palavras dando nova roupagem a questão, ficou perdida, sem saber o que fazer.

Natural que acontecesse isso, porquanto, havia apenas decorado o texto ao invés de entender a matéria.

Queria a nota, não o saber!

Somos treinados para primar pelos rótulos em detrimento à essência, e em conseqüência disso, crescemos seres burocráticos, sem imaginação, sem criatividade, incapazes de resolver uma única questão que escape um pouco à maneira que nos mostraram.

Ficamos atados a superfície sem conseguir alçar grandes vôos nos campos do pensamento, ou seja, fáceis de manipular, totalmente influenciáveis, porquanto, estamos desacostumados a utilizar o raciocínio.

Outro dia, presenciei pitoresco fato, um pai dizendo a sua filha:

- Não aceito nota inferior a 9; dou-lhe de tudo e não admito que vá mal na escola.

Visão distorcida da realidade!

Perguntemos a esse pai:

- Por que não se preocupa com o que a filha está aprendendo, se está realmente compreendendo, se está com dificuldade em alguma coisa.

Esses questionamentos seriam de maior utilidade , porém, o imediatismo lhe faz cobrar a nota, que deveria ser a conseqüência, o prêmio por um trabalho bem realizado.

A garota, aturdida pela cobrança paterna desviou-se do foco principal – O Aprendizado, para dedicar-se a: Tirar boas Notas.

Estaremos realmente nos educando quando quebrarmos o paradigma das notas e procurarmos pelo aprendizado real, aquele que se sedimenta nos imos de nossa alma e que jamais perderemos.
Com este aprendizado fatalmente as notas que tiraremos em todos os ângulos de ação da vida serão sempre Altas.

Nenhum comentário: