Esclarecer o público não espírita

O mundo todo passa por transformações e a sede por assuntos transcendentais transborda a cada dia.

Reencarnação, comunicabilidade com os chamados mortos, vida fora do planeta Terra, são questões que estão na crista da onda, suscitando curiosidade e interesse de infindáveis criaturas.

Portanto, eis que nessa fase, o espírita e a equipe de trabalho do Centro Espírita, tem papel de relevante importância; em que o seu abordar e a maneira que tratará os assuntos acima citados, irão colaborar ou não, para uma melhor compreensão das pessoas em torno dessas questões que estão agora chegando ao conhecimento do público não espírita.

Entretanto, consideremos:


Será que a equipe de trabalho do Centro Espírita está preparada para receber a demanda de pessoas que têm pouco ou nenhum conhecimento de temas como Reencarnação, Mediunidade e Lei de Causa e Efeito?

Sim, porque sendo o Centro Espírita um local onde esses assuntos são estudados e tratados com a maior seriedade, é natural que seja a partir de agora mais procurado, assim sendo, é necessário um preparo prévio da equipe que trabalha no Centro Espírita, ou mesmo do espírita freqüentador, a fim de receberem com qualidade esse número de visitas que certamente aumentará.

E que bela oportunidade temos nós, espíritas, de divulgar os postulados da Doutrina, porque o público não espírita estará com sua casa mental receptiva e acolhedora para essas questões transcendentais.

Por isso, importante ressaltar dois pontos:

Esclarecer:

Temos que esclarecer o público não espírita que está sequioso por informações racionais. Termos técnicos, que requerem um conhecimento mais acurado, devem ser evitados. Devemos, sim, explicar a reencarnação de maneira simples e inteligível. A mediunidade também merece atenção, é importante tratá-la sem sensacionalismo, sem estardalhaço, como um fenômeno natural que é, descrito dentro das leis que regem o universo, para, sobretudo, convidar ao estudo, em que a curiosidade dará lugar a pesquisa e a compreensão.

Isso é esclarecer e não complicar, porque se quisermos complicar, basta entrar em polêmica sobre religiões, e assim poderemos trazer à tona a antipatia de nosso visitante, transmitindo uma mensagem negativa e fechando sua casa mental às informações que ali veio colher.

Há alguns dias, um amigo estava chateado, e contou-me o que ocorreu no Centro Espírita que freqüenta. Um visitante, motivado pela repercussão das novelas globais, foi até o Centro Espírita esclarecer algumas questões que ficou em dúvida. Após 15 minutos de prosa, o dirigente que lhe atendeu entrou em polêmica religiosa, o que desagradou o ouvinte, que ali fora colher informações e não críticas quanto a essa ou aquela crença. Ele educadamente agradeceu a atenção dispensada, e retirou-se sem ao menos assistir a palestra da noite.

Dar atenção a quem procura:

Pode até parecer inútil essa afirmação, poderemos pensar: “Claro que darei atenção a quem me procura no Centro Espírita.” Contudo, a atenção vai além de bem recepcionar o visitante. A atenção é calar nossos ruídos interiores e se conectar a nosso interlocutor, transformando a sua presença ali como um acontecimento importante, transmitindo assim, a mensagem de que a Doutrina Espírita é cristã.

Dia desses, amigo não espírita comentou:

Gostei de ir ao Centro Espírita, fui bem recebido, demonstraram satisfação em ver-me ali, todavia, não pude conversar com ninguém, porquanto, todos estavam atarefados e não puderam responder as minhas indagações.

Veja, caro leitor, como atenção vai além do abraço e do sorriso. Perderam ai excelente oportunidade de divulgar os postulados da doutrina.

Se ficarmos enclausurados dentro das paredes do Centro não teremos um contato eficaz com o público; e, assim, negligenciaremos a divulgação da doutrina.

Poderíamos ser um pouco mais ousados!

Contudo, a espiritualidade que trabalha para a comunhão universal, tratou de tecer uma forma de fazer essa mensagem invadir infinitos lares: trouxe a mídia para fazer o trabalho de divulgação, que vem através principalmente das novelas e filmes trazendo a baila leis universais e já conhecedoras por nós espíritas.

De modo que ao movimentar o espiritismo e as lições que ele explicita, vem despertando o ser humano para verdades que não podem mais ser adiadas.

Portanto, cabe-nos dar continuidade a essa tarefa, e receber com atenção e carinho, simplicidade e bom senso, o semelhante que até nós chegar movido por essa mão da espiritualidade.

Pensemos nisso.

Nenhum comentário: