150 anos do livro O que é o Espiritismo

No mês de julho comemoram-se os 150 anos de publicação do livro “O que é o Espiritismo”.

Obra extremamente interessante, porquanto retrata com perfeição o posicionamento de Kardec diante de inúmeros questionadores.

E o que fica claro na obra é que o Espiritismo caminha junto com a realidade.

Seus ensinamentos são perfeitamente possíveis de serem vivenciados, se assim não fosse não valeriam a pena serem estudados.

Temas como mediunidade, lei de causa e efeito, caridade, imortalidade da alma, reencarnação e outros mais, são reais, palpáveis, possíveis... nada de fantasioso nestas idéias, elas fazem parte de nosso cotidiano, são leis universais...

É que muitas vezes em nossa miopia espiritual não enxergamos estas realidades. No entanto, forçoso admitir:

Se o Espiritismo fosse, pois, propagador de fantasias e idéias esdrúxulas não veríamos no mundo contemporâneo inúmeras pessoas buscando informações, mesmo sem serem espíritas, por temas como reencarnação e comunicabilidade dos Espíritos.

Essas lições, bem o sabemos, são ensinadas pela Doutrina Espírita. E, perceba o caro leitor, o nome correto é: ensinadas e não inventadas, pois muita gente considera ser o Espiritismo o inventor da reencarnação, o que não é verdade.

Percebe-se, portanto, que o Espiritismo trata assuntos antigos de uma forma nova, dando uma roupagem mais elegante e organizada para os temas citados acima, mostrando que eles fizeram e continuarão fazendo parte da realidade de todos nós, queiram ou não os críticos e céticos.

Por isso ocioso levantarem bandeiras negando as máximas ensinadas pela Doutrina Espírita. Elas são verdades e, como verdades, cedo ou tarde, farão valer sua força.

E no citado livro os diversos questionadores ouvem as explicações de Kardec sobre os objetivos da Doutrina Espírita.

E, próprio do grau de imaturidade de quem ainda não consegue enxergar uma doutrina nova dando roupagem clara e objetiva a velhos temas, alguns questionadores formularam perguntas muitas vezes mal intencionadas, na pretensão de fazer com que o codificador caísse em contradição.

Porém, com sua lógica irretocável, Kardec responde as perguntas formuladas, com exímia sabedoria, própria daqueles que estudam e refletem no que irão dizer.

O codificador sabia o que dizia!

Aliás, uma lição para todos nós: é de suma importância que saibamos sempre o que vamos dizer, como sabia Kardec. Ou seja, imprescindível que estudemos e reflitamos em determinado assunto quando vamos utilizar a palavra ou a escrita para transmiti-lo as demais pessoas, para que não nos tornemos propagadores de bobagens.

Há pessoas que não tem qualquer compromisso com isso e tornam-se divulgadoras de inverdades.

Não sabem o que dizem, não utilizam o senso crítico e reproduzem ao bel prazer notícias inverídicas.

Falta-lhes o estudo e a pesquisa, enfim, falta-lhes seriedade.

Não era o caso de Kardec, ele sabia o que dizia.

Portanto,deixo a todos como dica de leitura a inestimável obra: O que é o Espiritismo!

Nenhum comentário: