CEAC Bauru – 90 anos.

Amigos, vale a pena conferir e prestigiar a valorosa instituição da cidade de Bauru, que completa neste ano 90 primaveras de largo trabalho em favor do semelhante. Para quem não é de Bauru o site para acesso: http://www.ceac.org.br/


O Centro Espírita Amor e Caridade completa neste ano 90 anos de atividades. Fundado no dia 2/12/1919 por abnegados cidadãos que perceberam a oportunidade de servir ao próximo, o CEAC Bauru, desde então, vem prestando largos serviços à sociedade bauruense.

Por seu trabalho sério, competente e cristão, conquistou credibilidade além das fronteiras de nossa cidade e estado, sendo, pois, reconhecido nacionalmente como uma das maiores entidades de promoção humana.

A nonagenária instituição nasceu na Rua Ezequiel Ramos 31, depois se mudou para a Rua Noroeste 13 (hoje Alfredo Ruiz) e, finalmente no início dos anos 1930 transferiu-se para a sede que está localizada nos dias de hoje: Rua Sete de Setembro, 8-30.

No ano de 1951 após o albergue noturno então mantido pela prefeitura, sofrer danos em sua estrutura física, o CEAC Bauru assumiu a responsabilidade de construir um novo albergue, e assim foi feito. Atualmente o trabalho realizado no albergue noturno não se resume apenas ao pernoite, mas, também, à capacitação da criatura humana em face das exigências do mundo contemporâneo.

O carinho de todos os voluntários que construíram o CEAC Bauru com os tijolos do amor ao próximo rendeu à instituição o prêmio Bem Eficiente em duas ocasiões, nos anos de 1998 e 2003. Promovido pela Kanitz & Associados, o prêmio Bem Eficiente é sinônimo de credibilidade à instituição que o conquista. Desde então o CEAC Bauru entrou no rol das 100 entidades premiadas no Brasil por seu trabalho de promoção social. Mas não parou por ai. Em 2003 o projeto Crescer foi um dos 49 semifinalistas paulistas ao prêmio Itaú – Unicef – Educação e Participação.

E neste 2009 o CEAC Bauru continua mais ativo do que nunca, em suas fileiras são atendidas mais de 25 mil pessoas anualmente em 7 núcleos de assistência distribuídos na cidade de Bauru. São aproximadamente 900 voluntários e mais de 100 funcionários prestando relevantes trabalhos à sociedade, modificando destinos e, sobretudo, depositando esperança em corações combalidos pelas lutas da existência.

Importante ressaltar a você, caro leitor, que o CEAC Bauru extrapolou os limites da religião, tornando-se uma entidade respeitada por católicos, protestantes, budistas, enfim, por todos aqueles que têm como bússola existencial os valores do Bem e do respeito à figura humana. Vale ainda lembrar que esforços hercúleos estão sendo empreendidos para a construção da nova sede do albergue noturno. Não podemos, portanto, ignorar tamanha iniciativa, devemos unir esforços, darmos às mãos e comemorarmos os 90 anos de atividades desta notável entidade denominada Centro Espírita Amor e Caridade prestigiando suas iniciativas, participando de suas promoções e contribuindo com suas atividades.

Caro leitor, saiba que o CEAC Bauru oferece a você oportunidades de praticar a caridade, de sentir-se útil e contribuir para o crescimento de seu semelhante. Não perca a chance de ser voluntário, de enobrecer a existência e, principalmente, de fazer a diferença na vida de alguém.

Por isso fica registrado o convite para que o cidadão de Bauru e demais cidades da região façam uma visita à entidade aniversariante, e constatem com seus próprios olhos o gigantesco trabalho de promoção humana promovido pela instituição que, ao longo das décadas vem presenteando Bauru e toda região com um autêntico trabalho de amor ao próximo.



Wellington Balbo

Nenhum comentário: