Kardec relembrando Jesus

por Wellington Balbo

Allan Kardec deixou-nos além da Codificação da Doutrina Espírita, uma preciosidade que ainda é pouco conhecida e principalmente divulgada no meio espírita.  A coleção da Revista Espírita, publicação que ele cuidou pessoalmente de 1858 até 1869.
São quase 5.000 páginas de estudos e pesquisas que abordam temas capitais para a existência humana.
Nas livrarias espíritas o leitor poderá encontrar os exemplares da Revista Espírita que estão divididos em 12 volumes que ele poderá adquirir da maneira que melhor lhe for conveniente, ou, para quem tem acesso à internet, no site da Federação Espírita Brasileira – WWW.febnet.org.br, o estudioso da ciência espírita poderá fazer o download de todos os números da preciosa publicação que contém a marca indelével de Kardec.
Afirma o Codificador que os objetivos da Revista são fazer com que se esvaia toda credulidade cega ou ceticismo prejudicial ao desenvolvimento do Espiritismo. Vai além e informa que a Revista tem, também, o intuito de ligar aqueles que compreendem a Doutrina Espírita sob seu aspecto moral promovendo a prática do bem e a caridade evangélica para com todos.
É simples perceber na visão do Codificador a grande preocupação que levanta a Doutrina Espírita: a melhoria do indivíduo, em outras palavras, sua evolução espiritual.
Umas das causas pelas quais ainda não gozamos da plena felicidade na Terra é a não observância dos princípios ensinados por Jesus e relembrados por Allan Kardec, ou seja, a prática do bem para com todos.
Praticássemos o bem em sua mais ampla definição e construiríamos um autêntico Paraíso em nosso planeta.
A propósito, temos visto costumeiramente comentários sobre a época de Transição de nosso Planeta. Quando se dará? Qual a data exata? Haverá o expurgo a separar joio e trigo?
Porém, em face dos questionamentos acima é imperiosa a nossa própria reflexão. Que seja em 2012, 2019 ou 2100, independentemente de datas, a transição real acontecerá quando a mentalidade humana amadurecer e assim edificaremos o Reino de Deus em nosso coração, atendendo a convocação feita por Jesus: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.
Allan Kardec mais adiante refrescou a nossa memória ao afirmar na Revista Espírita: É preciso praticar o bem e a caridade evangélica para com todos.
Perfeito!
Quando isto ocorrer, seja o ano que for, transformaremos um planeta de provas e expiações num verdadeiro recanto de paz e amor, autêntico mundo de Regeneração.

Nenhum comentário: