Joãozinho, o maratonista.


Joãozinho era um menino de 10 anos que adorava correr. Sonhava em ser um grande corredor, o maior de todos.
 Ele vivia apostando com seus amigos para ver quem corria mais e sempre ganhava.
Dizia, caçoando dos amigos:
Vamos, Pedro, aposte comigo, duvido que você ganha de mim na corrida. E o Pedro perdia. Ai João desafiava o Juca. Vamos, Juca, vamos, você não ganha de mim não... E lá iam João e Juca apostar a corrida. João ganhava.
 - Serei um grande corredor, dizia Joãozinho. Ninguém ganhará de mim!
A fama do Joãozinho se espalhou por todas as redondezas do bairro. Joãozinho ficou conhecido como o menino que corria e desafiava qualquer outro.
Até que um dia apareceu em sua rua o José e o desafiou.
 - Vamos, Joãozinho, vamos correr, vamos ver quem chega primeiro na outra esquina.
Joãozinho topou na hora. Aceitou o desafio e pensou: Irei ganhar dele também. Aproveitou para provocar José:
 - Você quer mesmo apostar corrida comigo? Eu nunca perdi!
 - O pequenino José apenas chacoalhou a cabeça pra cima e pra baixo.
Zummmm.... José passou como um raio por Joãozinho. E nesse dia Joãozinho perdeu... Perdeu pela primeira vez. E chorou, pois José o deixou para trás na corrida.
Joãozinho não gostou, pois todos os seus amigos estavam vendo sua derrota para José.
E caçoaram dele:
 - Você não era o invencível, Joãozinho? E as gargalhadas iam e vinham pelas ruas do bairro.
Joãozinho chegou em casa triste com a derrota. Sua mãe percebeu e foi falar com ele:
 - O que foi, meu filho?
  - Ah, mãe... eu sempre fui campeão de corrida, sempre... Aqui na rua ninguém ganhava de mim. Nem o Pedro, nem o Juca, ninguém, mamãe... Mas veio o José, um menino de outro bairro, me desafiou e ganhou. Agora os meninos caçoam de mim...
A mãe então disse a Joãozinho:
 - Meu filho, na vida não temos apenas vitórias.
 - Mas eu sempre ganhei, mamãe – disse Joãozinho...
 - Sempre ganhou! Muito bom, mas agora terá de aprender a perder também. É assim, meu filho. Um dia a gente perde, no outro ganha. Mas veja o lado positivo de sua derrota:
 - Lado positivo? Perguntou Joãozinho espantado.
 - Sim, lado positivo. O menino que lhe superou mostrou que as derrotas fazem também um campeão. Agora, Joãozinho, terá de treinar mais e dedicar-se mais para poder alcançar seu objetivo de ser um grande corredor, um maratonista quem sabe... Mas, lembre-se, meu filho: Na vida as maiores vitórias que temos são as do coração: aprender a perder, respeitar os outros e ter a dignidade dos vencedores foram as lições que você deverá aprender no dia de hoje.
 - Como assim, mãe, dignidade dos vencedores?
 - Ora, meu filho, para ser um vencedor é preciso ter dignidade. Não ficar caçoando dos amigos por ser mais veloz é a dignidade do vencedor.  Você gostou de ser caçoado na derrota?
 - Não, mãe, claro que não.
 - Então, meu filho, também não caçoe dos amigos quando for mais veloz que eles. Não faça ao amiguinho aquilo que você não quer que o amiguinho lhe faça.
Joãozinho olhou para a mãe e entendeu o seu recado.
Prometeu a si mesmo que a partir daquele dia aprenderia a perder, mas, principalmente a ganhar. Seria, sim, um vencedor de verdade.

Nenhum comentário: