A alma do Espiritismo

 Wellington Balbo – Bauru SP

Fui presenteado por Orson Peter Carrara com seu décimo livro – A Alma do Espiritismo, editado pela Mythos Editora, com 176 páginas.
Li em dois dias a obra e posso afirmar que é um trabalho de qualidade, aliás, como todos os outros produzidos pelo amigo de Matão. O livro fala ao coração e à razão do leitor. Sensibiliza ao mesmo tempo que aguça a vontade pela pesquisa e o conhecimento da codificação espírita.
O estilo do autor é inconfundível, linguagem objetiva e didática, apresenta com clareza importantes aspectos da Doutrina Espírita, ressaltando que distante da caridade não encontraremos a chave que nos liberta do egoísmo.
Um ponto positivo que gostaria de destacar na obra são as citações que traz o autor, indicando um precioso roteiro de pesquisa ao leitor. Em vários capítulos Orson faz, em realidade, um resgate a alguns livros de qualidade, mas que por um motivo ou outro não chegaram às mãos do público.
A propósito, peço licença para narrar experiência que vivencio constantemente. Em palestras sempre procuro citar livros sobre os assuntos que abordo, e os espectadores, ávidos por conhecimento, me procuram ao término da exposição para saber ao certo o nome da obra e o autor que citei. Constato que muitos não conheciam determinados livros e autores de renome, tais como: Hermínio Miranda, Yvonne Pereira e até algumas obras de Kardec, como, por exemplo, O que é o Espiritismo.
Natural, pois nem todos são espíritas, aliás, sabemos que muita gente está chegando aos centros pelo intenso trabalho de divulgação da mídia acerca de temas explicados pelo espiritismo.
Este é um trabalho interessante que escritores, oradores e divulgadores em geral podem fazer: resgatar livros e autores esquecidos, estimular o público a ler, conhecer Hermínio Miranda, Cairbar Schutel, Eurípedes Barsanulfo e tantos outros.
Por essas e outras é que sugiro como livro para leitura e pesquisa – A alma do Espiritismo, porquanto além do já discorrido acima prima fidelidade à figura notável de Allan Kardec, genuíno missionário que não se preocupou em levantar bandeira excludente, ao contrário, sua mensagem sempre foi a de que fora da caridade, ou seja, de exercitar o amor ao próximo e a nós mesmos não há salvação.
Você pode encontrar a obra A alma do Espiritismo nas principais livrarias, tais como: Candeia, Boa Nova e etc.

Nenhum comentário: