Visão Espírita do Evangelho: um excelente livro!

Conhecido pelo seu estilo elegante e lúcido de trabalhar com as palavras, Rogério Coelho é o autor do livro “Visão Espírita do Evangelho”, publicado pela Mythos Editora. Uma obra notável de 264 páginas, onde o conhecido escritor e conferencista espírita aborda com sua forma poética de escrever pequenos trechos do Evangelho e das Obras da Codificação da Doutrina Espírita.
Mostrando que o Espiritismo anda consoante as lições ensinadas pelo doce Galileu, o autor nos brinda de forma concisa e bela com ensinamentos da mais profunda magnitude, explicando a importância da aplicabilidade dos princípios evangélicos no cotidiano de nossas vidas, convidando-nos à uma intensa reflexão sobre nossos pensamentos e atitudes. O que fazemos de nossa vida? Eis a questão. O que fazemos dos talentos que nos são dados pela Divina Providência? Enterramos? Ou, colocamos em favor do semelhante?
A propósito, a questão da aplicabilidade dos princípios evangélicos em nosso cotidiano merece comentários. Sim, muitos julgam que a mensagem de Jesus é transcendental, algo muito distante da realidade. São úteis em palestras e boas para serem vividas na ilha chamada Utopia do escritor Thomas More. Essas pessoas bebem da fonte inesgotável das palavras do doce rabi, entretanto esquecem o principal: vivenciar o Evangelho no dia a dia, como fazia Chico Xavier, Anália Franco, Jerônimo Mendonça, Madre Tereza e tantos outros anônimos que descem à Terra vestindo o jaleco da boa vontade.
Diante dos grandes paradigmas a serem derrubados um deles é praticar o amor, em vez de apenas falar de amor. O mundo da teoria está cheio de belas palavras, mas vazio de sentimentos. Falta o tempero da vida, o sal da terra, falta o amor. Livros que alimentam futilidades e tolas curiosidades recebem grande divulgação da mídia e atenção da população. Isso ocorre porque falta amor. Músicas chulas de letras mal escritas que cultuam absurdos tocam ininterruptamente nas rádios. Também têm espaço porque falta amor.
O que há conosco? Será que estamos vendo o mundo de avesso?
Por que o espaço à edificação é restrito? Por que a qualidade é relegada a segundo plano?
O mundo deveria ser repleto de livros; livros de todos os gêneros: romances, biográficos, de poesia, de contos e crônicas; livros, muitos livros de entrevista, livros de história que nos inserem no universo lúdico do aprender.
Sim, nosso mundo atingirá um patamar moral mais elevado quando tivermos muitos livros, principalmente semelhantes ao “Visão Espírita do Evangelho” que nos ensina a vivenciar o Evangelho no dia a dia, porquanto esta é a grande chave que abre as portas para um amanhã mais feliz a nós e a todos aqueles que nos rodeiam.

Wellington Balbo

Nenhum comentário: