A verdade de cada um

Em sua caminhada evolutiva o homem vai descortinando a verdade gradativamente, ao passo que se eleva como espírito vai compreendendo com maior clareza os mecanismos naturais da vida!

Nos diz Jesus - “Conheceis a verdade, e a verdade vos libertará”, eis a palavra chave “libertará “ e não “escravizará”!

Alguns se servem de seus conhecimentos para atirar pretensas verdades no semelhante, se negam a compreender que o que para uns é claro e simples para outros é nebuloso e duvidoso, tem extrema dificuldade em conviver com as diferenças e utilizam uma “hipotética verdade” para a qualquer custo fazer valer suas idéias, humilham, constrangem e escravizam o próximo com todo tipo de violência para ver triunfar sua “verdade”!

Esses “defensores da verdade” estão presentes em todas as ramificações sociais, incutindo suas idéias como a mais pura e legítima realidade dos fatos, ora agem com extrema força, ora com extrema sutileza, fanáticos por suas crenças, consideram-se Salvadores da Humanidade, julgam-se missionários da providência divina!

Abençoadas diferenças que nos permitem conhecer outros pontos de vista!
Abençoadas diferenças que nos estimulam a raciocinar se estamos agindo corretamente, ou não!
Abençoadas diferenças que nos abrem o horizonte da mente, não nos deixando ser escravos apenas de nossa limitada visão!
Abençoado aquele que não se julga sábio o bastante para deixar de aprender!

Que continuemos a conhecer a verdade, e que ela seja realmente motivo de libertação e não de escravidão em preconceitos!
Que respeitemos a realidade de cada um, e sua visão ante a vida!
Que tenhamos humildade suficiente para reconhecer que nos equivocamos em determinado raciocínio!
Que não nos consideremos donos exclusivos da verdade!

O codificador da Doutrina Espírita nos serve de eterno exemplo, ao desfraldar a bandeira “Fora da Caridade não há salvação”, nos deu a medida exata da verdade, fazendo-nos refletir a respeitar crenças e idéias alheias, ensinando que todos os homens tem a mesma tábua de salvação, sendo o restante quando não colocado em prática apenas rótulo!


Sigamos o sábio Kardec!

Nenhum comentário: