Selo de qualidade Chico Xavier

Há pessoas que fazem de sua vida uma poesia; poesia de amor, renuncia e abnegação.

Há pessoas que fazem de sua vida poemas escritos em forma de trabalho, grafando nas páginas do mundo esclarecimento e distribuindo luzes sem fim.

E foi assim a vida do notável médium mineiro Francisco Cândido Xavier, uma poesia de amor e trabalho que se reproduziu em mais de 400 livros psicografados por sua incansável mão.

· Livros que edificaram e continuam edificando a vida de muita gente.

· Livros que consolam, esclarecem e informam.

· Livros que ultrapassaram as barreiras das décadas e continuam sendo reeditados.

· Livros que quebraram os cadeados impostos por algumas religiões, tornando-se, portanto, obras universais.

E, por falar em Chico Xavier e suas obras psicografadas, vale lembrar que no mês de julho é comemorado o aniversário de publicação de seu primeiro livro.

E quis a Espiritualidade que a primeira obra psicografada por Chico fosse composta de poesias, assim como foi sua vida, um imortal poema de agradecimento ao Criador.

Parnaso de além túmulo, editado pela Federação Espírita Brasileira no ano de 1932 é o primeiro livro da lavra mediúnica de Francisco Cândido Xavier e, neste julho de 2009 completa 77 anos de publicação.

O livro traz em seu interior poesias de grandes nomes da literatura luso brasileira. Dentre os renomados poetas que ditaram os poemas integrantes da obra estão: Castro Alves, Augusto dos Anjos, Antero de Quental, Auta de Souza, Olavo Bilac e mais outros poetas e poetisas famosos e anônimos.

E nestes 77 anos o livro seguiu com inúmeras reedições, tendo algumas poesias suprimidas e outras tantas inclusas em suas páginas.

Sobre Parnaso de além túmulo Humberto de Campos escreveu o seguinte comentário no jornal Diário Carioca:

“Eu faltaria ao dever que me é imposto pela consciência, se não confessasse que, fazendo versos pela pena do Sr. Francisco Cândido Xavier, os poetas de que ele é intérprete apresentam as mesmas características de inspiração e expressão que os identificavam neste planeta.”

Um comentário como este de quem conheceu os poetas que se manifestaram mediunicamente por nosso Chico Xavier é notadamente positivo.

Pela qualidade da obra poucos foram os críticos literários da época que colocaram em prova a autenticidade dos poemas psicografados em Parnaso de além túmulo.

Aliás, Parnaso de além túmulo se estendeu para além das fronteiras da Doutrina Espírita, servindo, inclusive, como base para a dissertação de mestrado “A poesia transcendente de Parnaso de além túmulo”, de Alexandre Caroli Rocha – Unicamp 2001.

Uma prova de que os livros com o Selo de qualidade Chico Xavier, encantaram e encantam ainda hoje leitores dos mais diversos segmentos da sociedade.

Fica, pois, a dica de leitura para os amantes da boa poesia e, sobretudo, para os admiradores dos livros carimbados com o confiável Selo de qualidade Chico Xavier.


Wellington Balbo

Nenhum comentário: