Espíritas, Católicos, Evangélicos, Budistas, Maometanos...


João estava palestrando em um Centro Espírita no interior do estado de São Paulo quando foi interrompido por distinta senhora que pediu a palavra e disse:

- Sou católica e não deixarei de ser, porém, estou vindo as palestras no Centro Espírita motivada pela minha filha, antes de conhecer o espiritismo ela era rebelde, intransigente e mal educada, após conhecê-lo, ela esforça-se por modificar suas atitudes que tanto mal geravam em nossa família.

- Por minha vez, quis conhecer essa Doutrina que tanto bem vem nos fazendo e cá estou...

O depoimento da senhora deixa claro de como podemos dar testemunhos favoráveis da crença que abraçamos - seja ela qual for.

Muitas vezes não atentamo-nos para os sagrados caminhos que a religião nos mostra e peregrinamos desligados de suas sublimes lições atrelando-nos ao fanatismo.

Espíritas, católicos, evangélicos, budistas, maometanos, todos sem exceção somos filhos de Deus, devemos ter respeito e consideração pelas demais crenças pois estas são afluentes do Alto a nos conduzir aos caminhos do Bem e da Virtude.

No fato acima citamos duas magníficas lições:

A filha que compreendeu os propósitos da Doutrina Espírita e os vivenciou em plenitude, renovou-se intimamente modificando suas atitudes que não eram compatíveis com os princípios da convivência fraterna.

A religião deve servir para nos transformar em seres humanos melhores, trazendo a tona a centelha divina que desperta-nos do sono da indiferença para com as limitações que caracterizam nossa maneira de ser.

A mãe que não impôs suas idéias, antes, compreendeu, apoiou e aplaudiu a filha mesmo ela não professando sua religião.

Demonstrou que radicalismo em nada auxilia.

Abriu sua mente as idéias novas que lhe chegavam, vacinou-se contra o fanatismo e pôde analisar a situação com lucidez e bom senso.

Ampliou seus horizontes!

Ganhou a mãe em aprovar o que fazia bem a filha e conseqüentemente a família.

Ganhou a filha em assimilar fielmente a nova religião que se dispusera a seguir.

Uma história, dois belos exemplos a serem seguidos por: Espíritas, Católicos, Evangélicos, Budistas, Maometanos...


Wellington Balbo
Bauru - SP

Nenhum comentário: